Cuiafolia 2008: Instituto Creatio faz entrega de 3 toneladas de alimentos
Arroz, feijão, fubá, macarrão, lentilha e muitos outros alimentos foram entregues nesta quinta-feira (15) pelo coordenador do Núcleo Social do Instituto Creatio, Amauri Lobo, pela produtora do Cuiafoli, Nicheli Jaudy e por dois funcionários da Rede Modelo, a entidades beneficentes em Cuiabá. Ao todo, cerca de três toneladas de alimentos estão sendo doadas à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cuiabá (Apae) e às creches Benedito da Cura, no bairro Despraiado, Caminho Redentor, na avenida Beira Rio, no Coxipó, e Agência Adventista de Desenvolvimento de Recursos (Adra), no bairro Doutor Fábio. A doação também segue para a comunidade quilombola Mata Cavalo, no município de Livramento, e para a Casa Espírita José Antônio dos Reis, em Cuiabá.
Os alimentos foram arrecadados durante o Cuiafolia 2008, evento onde um quilo de alimento não perecível foi exigido como parte do ingresso. A idéia original da coleta de alimentos mediante a troca dos abadás é do próprio grupo que produz o Cuiafolia. Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Creatio é o responsável pela catalogação e entrega dos alimentos, que é feita também em parceria com a rede de Supermercados Modelo.
“O apoio do Creatio é muito importante. Na primeira edição do evento, quando ainda não trabalhávamos com eles, não tínhamos a triagem dos alimentos, não sabíamos quanto se tinha, o que tinha sido doado. Agora, eles organizaram tudo e o resultado está sendo ótimo”, disse a coordenadora do Cuiafolia, Nicheli Jaudy. Segundo ela, cerca de cinco mil pessoas passaram pelo evento em 2008.
Além de indicar algumas das entidades a serem atendidas, o supermercado Modelo cedeu dois motoristas e um caminhão. Na Apae, os alimentos vão representar um reforço na alimentação dos cerca de 100 portadores de necessidades que dependem dela. Ao todo, são atendidas 160 pessoas e a manutenção da casa depende de doações e arrecadações. “É muito bom, vai ajudar a escola”, comentou a aluna Kellen Cristina, que recebe café da manhã, almoço e jantar na Apae. A coordenadora pedagógica da unidade, Sílvia Cristina Artal, explica que a doação veio em boa hora. “Estávamos precisando muito, principalmente de feijão e macarrão, que estavam em falta desde o começo do ano”, disse ela.
Fundado em 2002, o Lar Espírita Benedito da Cura atende a 32 crianças de um a quatro anos e suas famílias. Segundo a coordenadora, Antônia Rodrigues de Miranda, o que não é consumido na creche é doado às famílias, que são carentes. “São pessoas que precisam trabalhar e não têm onde deixar as crianças. Para estas pessoas, nós damos todo o apoio, por isso estas doações são tão importantes”.
A coordenadora da Adra, Magnólia Pereira de Jesus, conta que até gritou de alegria quando soube que a entidade seria beneficiada com as doações. “A gente precisa demais porque as crianças aqui são muito pobres. Vai ser uma bênção para elas”, disse, emocionada. A entidade, que é filantrópica, atende a 115 crianças de zero a seis anos, moradoras do bairro Doutor Fábio e região.
A viagem encerrou-se na avenida Beira Rio, na creche Caminho Redentor, onde residem 14 crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais, a maioria vítima de paralisia cerebral. Abandonados pelos pais, eles recebem apoio e cuidado na instituição. “Este alimento será uma grande ajuda tanto para as crianças como para os funcionários que precisam se alimentar aqui”, disse a coordenadora da casa, Ana Maria Oliveira Mata.
http://creatio.srv.tnx.com.br/TNX/conteudo.php?sid=44&cid=1280